domingo, 13 de julho de 2014

As obras futuristas

   A seguir, constam algumas das obras feitas por pintores que participaram da vanguarda futurista, com uma imagem da obra e em seguida um texto explicando o motivo de tal obra ser considerada futurista.













































































































BOCCIONI,Umberto, "A carga dos lanceiros". Têmpera e colagem sobre papelão, 32 X 50.
            A obra de Boccioni faz parte da vanguarda futurista pois, dentre os aspectos do futurismo o autor usa a sensação de velocidade abstrata já  que na obra tudo parece está se movendo de um jeito meio indefinido. O uso de formas geométricas para a representação do que se deseja também é uma marca característica do futurismo. A dinamicidade da obra demonstra que ela faz parte do futurismo pois isso também é uma característica marcante do futurismo. E além de tudo isso, a obra representa o terror da uerra e da violência, como visto nos homens à cavalo e os traços fortes e marcantes, algo muito recorrente nas obras futuristas. 
                     BOCCIONI, Umberto, "O dinâmismo de um ciclista", óleo sobre tela 70 X 95.            Está obra é futurista pois, como o próprio nome já diz ela representa o movimentação, a dinâmica do ciclista. A obra não tem formas muito definidas, apenas algumas formas geométricas que são uma das características da vanguarda futurista assim como os aspectos mecânicos que vem do fato de ser uma pessoa em uma bicicleta se locomovendo. A obra também dá uma sensação de velocidade, que embora não consigamos sentir, podemos ver que ela está ali pelos traços mais alongados dos artistas e pelo "deformação" do cenário de fundo.
                      BOCCIONI, Umberto, "Estado de espírito”. Óleo sobre tela, 70,5 X 96.            Está obra faz parte da vanguarda futurista pois nela está retratado um trem, que é tudo que o futurismo retratava, que era a modernização e a maquinização de tudo. A obra foi pintada quase toda ela com forma geométrica que era uma das características do futurismo, para retratar a padronização da sociedade.
                          CARRÁ, Carlo. "Funeral do anarquista Galli", óleo sobre tela, 189 X 259.            Está obra faz parte da vanguarda futurista pois representa o movimento, que é uma das características mais recorrentes nas obras futuristas. Este quadro representa uma cena que aconteceu no funeral de um anarquista, onde as autoridades não permitiram a entrada de outros anarquistas, com medo de que o funeral se tornasse de cunho político (Fonte: http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2008/08/11/pintura-funeral-do-anarquista-galli-119201.asp, acesso: 02 de julho de 14) . Na obra é usada as já conhecidas formas geométricas que muito acompanham a vanguarda futurista.
                                      BALLA, Giacommo. "Árvores mutiladas", óleo sobre tela.            Esta obra de Giacomo Balla faz parte da vanguarda futurista pois saúda o modernismo, com uma representação de uma floresta sendo desmatada provavelmente podemos imaginar por alguma máquina. A obra passa a sensação de movimento, como se tudo estivesse sendo distorcido. Nada está parado, está tudo se movendo de um jeito dinâmico.
                                  BALLA, Giacomo. "Velocidade do automóvel", óleo sobre tela.            Esta obra pertence à vanguarda futurista pois ela representa a velocidade. Também tem a saudação a modernidade em meio ao automóvel, que é algo muito representado entre os futuristas. A imagem também é como se fosse várias fotografias em seguida, que foi um meio dos artistas futuristas encontraram para representar a velocidade. A obra é feita por formas geométricas que é muito comum dentre os artistas futuristas, e a forma do objeto representado é deformado, algo também muito comum quando dentre os futuristas.  
                                               Velocitá d'Automobile, BALLA, GiacomoEsta obra faz parte da vanguarda futurista, nela são encontradas características que pertencem ao futurismo, como por exemplo a exaltação a máquina, a velocidade, e ao progresso. Outra característica e que a obra  não tem uma forma concreta e é representada com muitas linhas e cores monótonas.
                                       Velocitá Abstratta;BALLA, Giacomo; Coleção particularEsta obra também faz parte da vanguarda futurista, pois como é muito comum nas obras de Balla, ela exalta a máquina. A obra não tem uma forma concreta sendo representada apenas por um várias linhas que servem para passar a sensação de velocidade, e não para representar algum objeto, ou no caso o carro.
                                         Dnamisme d'une Automobile; RUSSOLO, Luigi; 1911Esta obra faz parte da vanguarda futurista pois tem a clássica referencia a máquina. Nesta obra, assim como muitas outras, ela não é uma representação da realidade e sim é uma representação da sensação do "dinamismo" do automóvel.
                                           Forças de uma Rua; BOCCIONI, Umberto; 1911Nesta obra, Boccioni confunde um pouco dos aspectos do Cubismo e do Impressionismo para representar uma rua à noite.
                             Automóvel + Velocidade + Luz; BALLA, Giacomo; Coleção particular.Está obra de Balla pertence a estética futurista pois exalta três das principais características do futurismo, que são a máquina, a velocidade e a luz. Essas três características são representadas pelas linhas que passam sensações e não a representação concreta do objeto.
                                                      Ciclista; GONCHAROVA, Natália; 1911Esta obra pertence a estética futurista pois representa o movimento, passa a sensação de movimento, algo que os futuristas tentavam muito fazer, que é trabalhar não só com a representação exata do objeto mas também com coisas de formas abstratas.
                                       Dinamismo de um Jogador de Futebol; BOCCIONI, UmbertoEsta obra de Boccioni pertence a vanguarda futurista pois representa o movimento do jogador. Mesmo que o jogador não tenha uma forma concreta na obra, ele esta sendo representado pela tentativa de passar a sensação do movimento dele.
                                         Canhão em Ação; SEVERINI, Gino; 1915; óleo na tela.Esta obra pertence a estética futurista pois retrata a guerra, algo que era marca dos futuristas. Outra característica que faz pertencer ao futurismo é a referencia a tecnologia, no caso, o canhão.
                                               Motociclista; MONTE, Mario Guido Dal; 1927.Esta obra pertence a vanguarda futurista pois representa o movimento do ciclista, algo que os futuristas representavam bastante. Outra característica que faz ela ser da estética futurista é que a obra faz representação da máquina, que no caso é a motocicleta.



2 comentários: